Rua do Gaia, 320 Siderúrgica - Sabará.

Faça sua doação e ajude muitas crianças a terem um lar melhor.

Ajude a transformar a realidade das nossas crianças.

Casa Lar Projeto Vida

A Casa Lar Projeto Vida iniciou suas atividades em 2009. A unidade acolhe crianças e adolescentes encaminhadas pela Vara da Infância da Comarca de Sabará devido a situações de negligência, violência, abandono vivenciadas no ambiente familiar.

O trabalho: Busca-se primeiramente resgatar os laços e vínculos afetivos com familiares e a superação das questões que levaram ao acolhimento institucional, visando o retorno familiar dos mesmo. Sendo impossível, esgotadas todas as possibilidades de reintegração junto a família de origem ou extensa as crianças são encaminhadas para uma família substituta (adoção), através da Vara da Infância e Juventude.

Rua do Gaia, 320
Bairro Siderúrgica
Sabará-MG

associacaoprojetovida@hotmail.com

• Casa-Lar-Projeto-Vida-20190227152020.jpg
  • Casa-Lar-Projeto-Vida-20190227151952.jpg
  • Casa-Lar-Projeto-Vida-20190227151959.jpg
  • Casa-Lar-Projeto-Vida-20190227152013.jpg
  • Casa-Lar-Projeto-Vida-20190227152006.jpg

Família Acolhedora

Lar Acolhedor, um gesto de amor

O ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, garante quando uma criança ou adolescente tem algum de seus direitos violados e que necessitam ser aplicadas medidas de proteção de acolhimento institucional, deve ser protegido prioritariamente em um Serviço de Acolhimento em uma Família Acolhedora que ofereça as condições essenciais para seu pleno desenvolvimento com segurança e afeto.
Porém, esse tipo de acolhimento ainda é pouco conhecido ao redor do Brasil e, por isso, hoje apenas 4,9% das crianças e adolescentes são acolhidos por famílias acolhedoras. Ainda nesse contexto, não são poucas as pesquisas que têm mostrado os benefícios do acolhimento familiar, ressaltado a importância da descentralização para um atendimento ainda mais personalizado.

Ser família acolhedora é receber e cuidar na sua casa de uma criança ou adolescente nesse momento de crise em que ela mais precisa. Diferente da adoção, o acolhimento é temporário. Você acolhe a criança ou adolescente até que ele possa ser reintegrado à família de origem ou encaminhado para adoção. Mas antes do acolhimento acontecer, você passará por formação com profissionais da área que lhe ajudarão a entender mais sobre essa função e se você tem condições para fazer esse trabalho. Com auxílio financeiro, suporte de uma equipe profissional e apoio de toda uma rede, a família acolhedora nunca está sozinha durante essa guarda provisória em que assume todas as responsabilidades e os cuidados de uma família: cuidar da saúde, educação, vida em comunidade e convivência familiar da criança ou adolescente.

Faça parte
Você pode mudar essa realidade acolhendo ou compartilhando esta ideia. Se você sente que nasceu para cuidar. Este é um chamado. Faça do seu Lar Acolhedor, um gesto de amor.

Quer fazer parte?

Rua Gaia, 320 Siderúrgica - Sede